Agridoce

Opinião com um gosto agridoce.

Corrupto? Eles se elegem com quem vota em Tiririca

Posted by Andrea Fu em 15/09/2010


charge2010-Regra-EleitoralJá falei sobre o picadeiro eleitoral que temos na televisão. Apesar de ter muita gente séria fazendo propaganda política, gostamos de assistir o programa eleitoral dos partidos pelos palhaços que aparecem na telinha, como o Tiririca, Lacraia, Baby do Brasil e outros mais. Alguém já fez a pergunta: porque os partidos se prestam a colocar este tipo de gente na telinha, roubando o tempo de propaganda política que poderia ser usado pra mostrar algo útil?

Alguns partidos não conseguem votos suficientes com seus candidatos “comuns” e, para poder participar da democracia brasileira, colocam figuras ilustres e engraçadas (para mim, vergonhosas). O meu colega de apartamento gosta de dizer que a propaganda política, por exemplo, do Tiririca é genial pela sua propaganda, pois acha que o povo pode acordar para alguma realidade. Tem gente que precisa aprender a fazer contas: todos os brasileiros.

Votar no Tiririca como forma de protesto transforma nossa democracia tão ruim quanto a realidade atual. A corrupção se faz pelo voto popular e parece que muitos brasileiros ainda não perceberam isto. Toda eleição vem cheia de revoltas, cheia de histórias de corrupção e cheia de palhaços tentando se eleger. A conta é simples: o candidato com muitos votos puxa candidatos do seu próprio partido pelo coeficiente eleitoral (link muito importante). Não entendeu? O Ale Youssef explica isto melhor no vídeo abaixo.

 

E aqui, com muito humor e didática, o Charges.com explica também

O programa Tome Conta do Brasil (@mtv_tomeconta), da MTV, também está falando sobre isto em seu blog, com uma tirinha de Star Wars em época de eleição. A idéia não é só conscientizar os eleitores a votarem consciente, mas também a entender como é o processo eleitoral. Votar em palhaços ou atrizes pornô como forma de protesto não é um protesto, quando você faz exatamente o que os candidatos corruptos querem para serem levados juntos. Quando você vota em um candidato, vota também no seu partido e coloca gente no poder que nem sabemos quais são. Apesar do voto ser nosso, a conta é democraticamente correta, pois são eles que apoiarão o partido ou o candidato que foi escolhido na hora da votação para alguma questão orçamentária ou legislativa.

Em uma festa comum, daquelas com seus amigos e família, sempre tem o cara que bebe todas, faz tudo e depois reclama porque as coisas estão dando errado. Se ele engravidou alguém, coloca a culpa na garota grávida, se ele estragou a roupa nova porque vomitou, coloca a culpa na bebida. A Festa da Democracia é quase igual: você vota no Tiririca para se divertir, ou faz piada com a atriz pornô dizendo que ela vai fazer mais filmes gratuitos para o povo e por isto vai votar nela; você vota para se divertir e protestar a situação política atual e depois, quando acorda, os corruptos estão ali e você nem sabe quem fez o estrago. Coloca a culpa nos corruptos e nos IDIOTAS que os colocaram ali… Foi você, imbecil, que votou no Tiririca e puxou um monte de votos para o partido, que puxou todos os corruptos que não tiveram votos o suficiente por não ter uma ficha alvejada de tão limpa.

E assim, os políticos corruptos se elegem, mesmo quando sua memória é boa e funciona na época das eleições. E aí, vai votar no Tiririca ainda?!

Anúncios

Uma resposta to “Corrupto? Eles se elegem com quem vota em Tiririca”

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Rafael Pietragalla, Andrea Fu. Andrea Fu said: Corrupto? Eles se elegem com quem vota em Tiririca: http://wp.me/prAND-5M […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: