Agridoce

Opinião com um gosto agridoce.

Férias em Florianópolis – Dia 06 de 08 – Enquanto chove, vamos discutir Cultura.

Posted by Andrea Fu em 26/11/2015


desenhodeculturaCheguei em Florianópolis um dia depois de um momento importante para a cidade de São José, na Grande Florianópolis. Aconteceu, em 20 de novembro, o primeiro Sarau Boca da Bernunça, promovido pela Casa da Cultura Nésia Melo da Silveira e Fundação Municipal de Cultura e organizado por Luana Mendonça.

O Agridoce conversou com a Luana, anfitriã das minhas férias e expoente cultural da cidade de São José, durante um dia nublado e chuvoso, aqueles dias que não dá pra fazer muita coisa. Pedi que me contasse sobre o sarau e sobre o que esperavam com ele.

Quem é Luana e porque o sarau?

Luana mudou-se com a família para São José-SC com a condição de que fosse útil culturalmente. “Eu não queria brigar para fazer cultura, como os artistas brigam em São Paulo. Pretendia ser importante no lugar em que eu estivesse morando, podia ser aqui ou em qualquer lugar” – disse a mim numa conversa sobre sua decisão de morar tão longe de casa. E, assim, ela e a família adotaram uma cidade carente de atividades culturais, mas rica em economia criativa: as olarias são o forte da cidade, assim como todo o artesanato açoriano e português que invade a grande região de Florianópolis.

Luana comentou que o Centro Histórico de São José vem buscando se restabelecer como pólo produtor e difusor de cultura. Surgiu o Sarau, um projeto pessoal que teve apoio da cidade.

Quando cheguei percebi que precisava do espaço de diálogo e de reflexão sobre políticas públicas para a arte, mas tem que ser de maneira descontraída e informal, pra ser um processo suave. O sarau é um espaço de desburocratização da política pública na arte. Ele está aí pra reunir todos os tipos de artistas de todas as áreas, porque a arte se faz no encontro. Quem já viu artista que se encontra e não debate, questiona, levanta perguntas que fomentam a arte e a vida!? (risos)

O que aconteceu no dia 20 de novembro?

O primeiro Sarau Boca da Bernunça valorizou a estética da não estética (tá doida esta Andréa Fu??). É que a Luana me explicou que não formatar o espaço para um palco ou para show de música foi importante para perceber que os espaços não são exclusivos para este tipo de apresentação, mas para qualquer uma:

Não precisa formatar o teatro no palco, o músico no espaço para show etc. (…) A iluminação foi improvisada com materiais que a Fundação tinha guardado, o cenário foi a exposição de uma artista plástica que tava montada na Casa da Cultura. A arte ficou por conta de quem tava lá, fosse tocando um violão pra todo mundo cantar, fosse fazendo uma apresentação solo e até improvisos.

E além de discutir a cultura e o espaço de apresentação, revela talentos, revela artistas que não se conheciam e que não entendiam as possibilidades de suas apresentações:

Descobrimos poetisa, fotógrafa com série fotográfica pronta pra ser exibida, arte na gastronomia e a Dona Regina que, com mais de 80 anos, está trabalhando a arte das bonecas Abayomi, um símbolo de resistência africana e que em Iorubá significa “encontro precioso”. E a ideia deste encontro precioso é exatamente esta: que os artistas da cidade percebam que ali tem um espaço pra eles. Eles só precisam ocupá-lo para que cresça e se multiplique.

O Sarau Boca da Bernunça pretende difundir as ideias artísticas dos cidadãos de São José, aumentando a discussão, ocupando espaços públicos com arte e artistas, educando através da arte e formando, como eu entendi durante nossas conversas, a cultura de ter cultura na cidade.

Quando e onde vai acontecer o Sarau?

A partir de janeiro, toda ultima semana do mês haverá o Sarau Boca da Bernunça:

Depois que ele ganhar asas e for autossuficiente, a gente pode aumentar a frequência, como a cada quinze dias ou toda semana. Coisa boa tem que ter sempre e a Casa da Cultura tem espaços que pedem preenchimento.

O sarau acontece sempre em datas diferentes, respeitando a ultima semana do mês na Casa de Cultura Nésia Melo da Silveira. Fiquem ligados na página do facebook Sarau Boca da Bernunça que, além de ter novidades sobre o sarau, também divulga as atividades artístico-culturais que estão acontecendo na cidade.

Para quem é da cidade, vale muito a pena acompanhar e, o mais importante, se apropriar deste lindo movimento de criar cultura de ter cultura. Quem não é da cidade, mas for dar um pulo em Florianópolis e região, dê uma olhada na página antes para saber o que anda acontecendo e poder aproveitar.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: