Agridoce

Opinião com um gosto agridoce.

Intercâmbio 1 – A Decisão

Posted by Andrea Fu em 05/04/2016


intercambio-2Foi fácil decidir pelo intercâmbio, a vontade já existia. Planejava realizar uma viagem de um mês para estudar inglês em algum país durante as férias do trabalho. Era simples… só precisava juntar dinheiro e esperar a melhor época para tirar minhas férias em 2017.

O Pontapé Inicial

Antecipei e aumentei o desejo: farei no segundo semestre de 2016 e ficarei oito meses em intercâmbio. Mas isto só é possível mesmo com um grande acontecimento, aquele que te dá um pontapé. E eu fui demitida junto com mais 5 pessoas… Pode parecer piegas, mas a crise política pegou a gente também e não quero entrar no mérito da decência ou falta dela na hora da demissão.

O primeiro momento foi de desespero. O segundo de esperanças por dias melhores. O terceiro de busca incansável por bons empregos, que me permitissem ganhar mais do que antes. O quarto de depressão. O quinto de decisão.

Isto tudo em menos de uma semana. Uma decisão tomada em menos de 12 horas.

Dominar o mundo

Eu tenho um ritual besta, mas toda vez que vou começar algo novo faço uma pergunta mentalmente: “O que vamos fazer hoje para dominar o mundo, Pink?” A resposta desta semana foi “dominar o mundo”.

Então, eram 3h da manhã, depois de dois frustrantes testes de inglês online para vagas de emprego, que decidi fazer intercâmbio e buscar informações. Pensei, inicialmente, ir para Austrália, depois Canadá. Foquei nos países que me permitissem trabalhar legalmente e achei Dublin.

Conversei com muita gente, minha colega de trabalho Bete, estudou lá. Seu ex marido também. Ela acabou me convencendo por meio de fotos, por meio de depoimentos e histórias que Dublin seria o lugar ideal para eu estudar e aproveitar o restante da Europa.

No mesmo fim de semana fechei o contrato com a operadora de intercâmbios Egali que mostrou ser mais barata que as famosas CI e STB, além de apresentarem estrutura melhor.

Sai com um misto de animação e preocupação. Meu maior problema é dinheiro mesmo. Estou preocupada ainda. Mas assim mesmo estou animada: Vou pra Dublin, voltarei arrasando no inglês, sem esquecer das dicas preciosas que me deram e me darão para potencializar meu aprendizado, principalmente o de se afastar ao máximo dos brasileiros que estiverem por lá, para me forçar a usar o inglês como forma de comunicação.

Algum leitor do Agridoce já fez intercâmbio? Como foi decidir fazer intercâmbio e destino? Conta para nós nos comentários.

Deixe uma Resposta

 
